A IMPORTÂNCIA DE DORMIR BEM

 em Qualidade de vida

Dormir uma noite inteira, por um período mínimo de sete horas, se tornou o sonho de consumo de boa parte da população mundial nos últimos tempos. O estilo de vida moderno, quadros de estresse e de ansiedade, o acúmulo de funções e a dificuldade de “desligar-se” do mundo são fatores que contribuem para as noites mal dormidas.

O que nem todos sabem é que dormir bem é muito mais do que refazer-se física e mentalmente. Um sono de qualidade gera diversos benefícios, dentre os quais podemos destacar:

– Prevenção da obesidade: quando dormimos produzimos um hormônio chamado leptina, responsável pelo controle da sensação de saciedade. Pessoas insones produzem menores quantidades dessa substância e, consequentemente, acabam ingerindo mais calorias durante o dia porque o corpo não se satisfaz tão rapidamente;

 – Diminuição do risco de doenças cardiovasculares: dormir pouco gera um desequilíbrio na produção hormonal, o que aumenta as chances de desenvolver colesterol alto, derrames cerebrais e doenças cardiovasculares.  Ao passo que dormir sete horas por dia nos protege de doenças crônicas, pois há regulação dessa produção no organismo;

– Controle do diabetes: os índices glicêmicos são estabilizados durante o sono. Pessoas diabéticas e que possuem um sono insuficiente apresentam maior resistência insulínica, o que dificulta o controle da doença;

– Combate à hipertensão: um sono reparador está diretamente relacionado a bons níveis de pressão arterial. Já a dificuldade em dormir durante a noite se torna equivalente a um estado de estresse, aumentando a produção de adrenalina no corpo;

– Favorecimento do desempenho físico: o hormônio GH começa a ser produzido quando conseguimos atingir os estágios de sono mais profundos. Ele é responsável pelo crescimento (de cabelos e de unhas, por exemplo), além de ajudar a manter o tônus muscular e a evitar o acúmulo de gordura;

– Melhora do desempenho intelectual: durante o sono as proteínas responsáveis pelas conexões neurais são sintetizadas, o que gera o aprimoramento da memória e do aprendizado.

Para adquirirmos o hábito de dormir bem, aqui vão dicas preciosas:

  1. Crie uma rotina do sono, com horários definidos
  2. Evite a ingestão de gorduras e carboidratos simples a noite
  3. Pratique atividade física até três horas antes de dormir
  4. Reduza a iluminação da casa uma hora antes de deitar
  5. Desligue a TV e procure deixar o quarto escuro e sem ruídos
  6. O aroma da lavanda comprovadamente possui efeito relaxante e ajuda a dormir melhor
  7. Procure tranquilizar a mente e se concentre na respiração, profunda e lenta.

 

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