O QUE É LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

 em Massagens, Qualidade de vida

Embora historiadores afirmem que essa prática já era realizada na Grécia Antiga com o objetivo de melhorar a condição física dos atletas olímpicos, foi nos Estados Unidos, nos últimos anos, que a liberação miofascial ganhou força total e começou a ser disseminada mundialmente como uma técnica que evita dores e lesões e favorece a execução de diversos movimentos.

 

O nome dessa prática é a junção dos termos “mio” (músculo) + “fáscia” (tecido conjuntivo) e tem por objetivo principal remover nódulos de tensão muscular frutos do enrijecimento dessas “películas” que recobrem os músculos. Quando isso acontece, formam-se pequenos nódulos e há acúmulo de toxinas. Esse processo gera dores e ainda pode causar lesões, dificulta a movimentação natural, diminui a flexibilidade e a força muscular. Por isso a liberação miofascial é importante!

 

Fisioterapeutas habilitados para aplicar essa técnica, a executam em determinadas partes do corpo com o objetivo principal de “destravar” as fáscias. Para isso, podem ser utilizados aparelhos e até mesmo as mãos. Conforme a massagem vai sendo aplicada, a textura da fáscia vai sendo alterada e o resultado final é a restauração dos grupos musculares que foram trabalhados, devolvendo a eles a força e a elasticidade, entre outros benefícios.

Essa técnica pode ser aplicada antes da prática de exercícios físicos. Nesse caso, os maiores ganhos são o alinhamento postural e o preparo da musculatura para receber a carga que virá posteriormente, evitando, dessa forma, que ocorram lesões.

 

No pós treino, há o relaxamento muscular e a melhora da circulação sanguínea, diminuindo significativamente as dores provocadas pela liberação do ácido lático que se forma durante a atividade. A massagem também potencializa os efeitos dos exercícios praticados e ajuda a musculatura a se restaurar mais rapidamente, além de evitar câimbras e eliminar toxinas.

 

Além de atletas e de pessoas que praticam atividades físicas regularmente, a liberação miofascial também pode ser aplicada naqueles que desejam apenas usufruir de um momento de relaxamento e de bem-estar.

 

Resumidamente, os principais benefícios são:

  • Eliminação das tensões musculares;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Diminuição dos níveis de ansiedade e de estresse;
  • Ganho de amplitude de movimentos de determinados grupos musculares;
  • Prevenção a lesões por esforço repetitivo.

 

Postagens Recomendadas