SEDENTARISMO: O QUE É E COMO SAIR DELE

 em Fisioterapia, Idosos, Qualidade de vida

O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição de atividade física. Sabe-se hoje que isso traz consequências prejudiciais à nossa saúde como o aumento do colesterol, doenças cardiovasculares, obesidade, aumento do Diabetes tipo 2, dores, falta de força muscular e perda de flexibilidade.

Caso você esteja em dúvida se faz parte dos grupo dos ativos ou dos sedentários, saiba que para pertencer ao primeiro grupo é preciso ter um gasto calórico mínimo de 2.200 calorias por semana em atividades físicas.

Se não quiser contar calorias, outra forma de descobrir como anda o seu status de desempenho físico é a seguinte: para ser considerado ativo é necessário praticar exercícios de intensidade moderada por 150 minutos, distribuídos em alguns dias da semana. Ou então, pode fazer exercícios de alta intensidade por 60 minutos, também divididos em vários dias.

Aqui vão algumas dicas pra quem deseja se tornar uma pessoa ativa:

– Consulte um médico: antes de começar a se exercitar, faça um checkup para verificar se está a opto a dar início às atividades.

– Procure uma modalidade que goste: você precisa se identificar com a atividade escolhida e sentir prazer em praticá-la, caso contrário será muito difícil você conseguir mantê-la a longo prazo.

– “Não tenho tempo”: com disciplina e organização, você conseguirá despender ao menos 30 minutos do seu dia à atividade escolhida.

– “Não tenho dinheiro”:  Tudo é uma questão de estabelecer prioridades e o seu corpo deve ser uma delas! Se mesmo assim ficar difícil investir numa atividade, procure então o parque mais próximo da sua casa e comece com uma leve caminhada, que tal?

– Se dê oportunidades: pratique exercícios que você nunca experimentou! Vale a pena conhecer diferentes modalidades e descobrir novas formas de trabalhar o corpo.

– Persista! Seja qual for a atividade de sua escolha, levará de 3 a 6 meses para você começar a perceber os resultados, então prossiga!

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