VOCÊ CONHECE A PODOPOSTUROLOGIA?

 em Fisioterapia, Podoposturologia, Qualidade de vida

De origem francesa, a podoposturologia é um campo da fisioterapia que analisa alterações posturais através dos pés. O pé é o principal ponto de equilíbrio do corpo, capaz de regular a pressão e a distribuição do peso em relação ao centro de gravidade e ao solo.

Da planta do pé, saem informações para o cérebro, necessárias para a regulação da postura estática e dinâmica. Ao fazer uso de palmilhas posturais, há o estímulo dos neurorreceptores da pele na região plantar e isso retorna para o indivíduo como uma espécie de reprogramação postural.

Após passar por avaliações posturais com o fisioterapeuta (através da baropodometria), as palmilhas são confeccionadas de acordo com os resultados do Baropodômetro, que aponta para o tipo de pé que o paciente possui e de pisada. Dessa forma, as palmilhas são personalizadas e de uso individual.

O grande diferencial das palmilhas posturais é o reposicionamento do corpo como um todo, pois seu uso leva em consideração outras partes do corpo como joelhos, quadril e o balanceamento da coluna vertebral. Além da reorganização postural, o uso das palmilhas também traz outros benefícios como a redução das deformidades da coluna, ganho de tônus muscular, prevenção do desgaste das articulações e de dores na região lombar.

O uso das palmilhas posturais proprioceptivas é indicado em casos de:
– Dores na coluna;
– Dores no pé, entorses seguidas, tendinites;
– Fasceítes plantares;
– Esporão de calcâneo;
– Neuroma de Morton;
– Pé cavo e pé plano, pé pronado ou supinado;
– Dores nos joelhos ou quadril;
– Diferença de comprimento dos membros inferiores;
– Hálux Valgo (joanete)
– Canelite;
– Pés diabéticos.

 

 

Postagens Recomendadas