ESCOLIOSE: COMO A FISIOTERAPIA PODE AJUDAR

 em Fisioterapia, Massagens, Pilates, RPG

Escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados e acontece quando há rotação das vértebras. A deformidade pode ser vista olhando a pessoa de costas, onde será possível identificar a aparência de um C ou de um S (quando houver mais de uma curvatura).

Pode surgir em qualquer fase da vida. O mais comum é o seu surgimento no final da puberdade e a intensificação na adolescência, especialmente em meninas.

Basicamente, a escoliose pode ser classificada em:

– Estrutural: quando a deformidade óssea está ligada a um problema congênito ou adquirido;

– Funcional (não estrutural): quando a estrutura óssea permanece preservada e as curvaturas surgem de maneira secundária para compensar distúrbios em outra parte do corpo, como o crescimento sem simetria das pernas, por exemplo.

No último caso, as curvas podem ser corrigidas com tratamento. Por isso, quanto antes for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de evitar as complicações da doença.

Métodos tradicionais como o uso do colete e sessões de fisioterapia são excelentes opções de tratamento. No campo da fisioterapia, pode-se adotar o RPG, a terapia manual e também exercícios corretivos ativos e passivos. Aqui na Fit Fisio, ainda adotamos o Pilates postural individual e a Ginastica Holística postural individual como alternativas.

O objetivo maior da fisioterapia em casos de escoliose é trabalhar o tônus para obter o alinhamento das estruturas, sempre fortalecendo a musculatura profunda (porque são os pequenos músculos que sustentam a nossa coluna).

Postagens Recomendadas