fbpx

DOR NA PLANTA DOS PÉS

 em Fisioterapia, Massagens, Podoposturologia, Qualidade de vida

Esse é o seu caso?

  • Dor intensa quando apoia o pé no chão ao levantar;
  • Dor em pontadas, geralmente no calcanhar, ao longo do dia;
  • Sensibilidade ao toque na região do arco plantar ou no calcanhar;
  • Incapacidade de apoiar o calcanhar no chão;
  • Vermelhidão e inchaço e vermelhidão.

A fascite plantar é uma patologia comum entre os atletas, especialmente os que praticam corrida. Calcula-se que 10% das lesões geradas pelas corridas são representadas por ela.

É um processo inflamatório ou degenerativo determinado por micro traumas repetidos na fáscia plantar (tecido fibroso e pouco elástico, que cobre a musculatura da sola do pé em toda sua extensão).

A fáscia plantar age como uma estrutura de suporte ao arco medial e é importante para o amortecimento do choque criado durante a atividade nos pés.

Existem muitos fatores que acentuam os sintomas: a própria rigidez da fáscia plantar, as questões posturais (pé valgo, plano etc), a rigidez do tendão de aquiles, a fraqueza muscular de toda a membrana envolvida na cadeia (principalmente da panturrilha) e a limitação articular.

Tratamento

Além das terapias analgésicas, tais como ultrassom, laser, game ready, massagens de liberação da fáscia, muitas vezes é necessário fazer um tratamento de correção ortopédica com palmilhas proprioceptivas.

O trabalho de reeducação postural e treinamento funcional que incluam exercícios unipodais e de equilíbrio também são indicados.

É essencial corrigir padrões mecânicos e anatômicos, já que a reincidência é bastante comum.

Os pés são a “base do edifício” e devemos buscar melhora em todos os níveis: ossos, músculos e articulações.

Postagens Recomendadas
Atendimento Online
1
Olá! Como posso ajudar?
Powered by