FIBROMIALGIA E A FISIOTERAPIA

em Fisioterapia, Osteopatia, Rolfing

Fibromialgia é uma síndrome, que acomete geralmente mulheres, onde se sente dores por todo o corpo durante longos períodos. Ela causa sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos.

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas e os sintomas mais comuns são: dor generalizada, fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, dormência e formigamento nas mãos e nos pés, palpitações, redução na capacidade de se exercitar.

As dores de origem emocional normalmente estão presentes nos seguintes pontos dolorosos:

• Região da coluna cervical
  • Coluna torácica
  • Cotovelos
  • Nádegas
  • Bacia
  • Joelhos

Como a fisioterapia pode ajudar?

Aqui na Fit Fisio existem muitas terapias que podem ajudar a aliviar os sintomas da fibromialgia. Utilizamos recursos do Treinamento Funcional, do Pilates, da Ginástica Holística e toda atividade é orientada individualmente.

Exercícios ativos e ativos assistidos são introduzidos gradualmente de acordo com a condição física de cada paciente. Orientamos também a alternar esses exercícios com atividades aeróbicas leves (que são também normalmente indicadas pelos médicos).

As terapias manuais são comprovadamente ferramentas importantes no tratamento das dores porque auxiliam na recuperação do equilíbrio estrutural e funcional.

Contamos com fisioterapeutas especializados em Rolfing, Osteopatia e Liberação Miofascial e todas essas técnicas ajudam muito a devolver a mobilidade muscular, diminuindo assim, progressivamente, os sintomas da fibromialgia.